top of page

PALESTRANTES.

TÂNIA RODRIGUES

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Educação, atuando como investigadora e assessora, principalmente, nos seguintes temas: coordenação pedagógica, formação de professores, instituições escolares e educação comparada. Integra a Linha de Pesquisa História da Educação Comparada (UFC). Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais PIBID/UECE.

PAULO GONÇALVES

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2013) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professor Assistente A da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Tem experiência como professor e pesquisador atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino; Formação de Professores; Educação Matemática; Etnomatemática.

HERMÍNIO BORGES

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 79 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 3 softwares. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Postura e Inclusão Digital.

NILSON CARDOSO

É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação - Área de concentração Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Ceará. É professor assistente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação de Crateús (UECE/FAEC), onde coordena os Estágios Supervisionados. Dedica-se a investigar a Formação de Formadores em Ciências Biológicas e Professores de Ciências e Biologia. Atualmente, participa de ações de valorização do magistério promovidas pela CAPES, a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (Coordenador Institucional do PIBID UECE 2014/2018) e do Programa Novos Talentos (UECE 2013/2016). Integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e a Rede de Pesquisa em Educação em Ciências (REPENCI).

RODRIGO LACERDA

Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2017). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2013). Especialização em Educação Matemática (2011). Graduado em Licencatura Plena em Matemática pela UECE-Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC (2009). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais - EDUCMÍDIA; Integrante do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e Aprendizagem e do grupo Matemática e Ensino - MAES. Membro da diretoria regional do Ceará da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM (2016-2019). Suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem da Matemática; tecnologias digitais na educação; formação de professores e teoria dos campos conceituais.

bottom of page